Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2014

CHUVAS FORTES ELEVAM O NÍVEL DO RIO PARAGUAI E 50 MIL PESSOAS SÃO EVACUADAS

Chuvas fazem Paraguai evacuar 50 mil pessoas

ASSUNÇÃO, 13 JUN (ANSA) – As fortes chuvas que atingem o Paraguai já provocaram a morte de ao menos duas pessoas e fizeram as autoridades locais evacuarem outras 50 mil. As vítimas são um homem, que morava perto da capital Assunção, e um menino de 10 anos da região de Missões. A Secretaria de Emergência Nacional (SEN) informou que as águas ultrapassaram o volume de 10 centímetros no centro de Assunção, e ainda estão previstas novas possibilidades de alagamentos, causados principalmente por transbordamentos do Rio Paraguai. As chuvas também têm atingido os estados brasileiros de Santa Catarina e Paraná, que nos últimos dias registram alagamentos.   
Mais de 10 pessoas morreram na região. (ANSA) - http://boainformacao.com.br/
Chuva forte faz rio Paraguai subir 9 cm e 30 pessoas são desalojadas
Chuva de 79 milímetros desabrigou 30 pessoas e fez o rio Paraguai subir nove centímetros ontem em Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande. A chuva foi fraca no período da manhã, sem comprometer o desfile cívico de 102 anos do município. Mas à tarde, o tempo chuvoso se intensificou.

De acordo com a secretária municipal de assistência social, Myrian dos Santos, 20 crianças e dez adultos foram levados para escola municipal Isa Maria Gaúna. A retirada das famílias teve apoio do Corpo de Bombeiros. Não há previsão de retorno para as casas alagadas.

Conforme a secretária, as famílias invadiram uma área de risco, que foi projetada para ser desabitada justamente por ser ponto para escoamento da água. Segundo ela, moradores foram retirados após enchente de 2013 e incluídos em programas de habitação. “Mas outras pessoas chegam e outras vendem a casa e retornam”, afirma.

De acordo com a Agência Fluvial Naval de Porto Murtinho, foram 79 milímetros de chuva e o nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros. 

O estado de atenção é quando o rio atinge altura de sete metros.

Para evitar que a água do rio entre na cidade as comportas do dique estão fechadas. “Há uns quatro dias choveram outros 40 mm e 60 mm. As bombas estão trabalhando no limite”, salienta o prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT). O dique foi construído em 1984 e precisa de novas obras, orçadas pela Prefeitura em R$ 10 milhões.
“Precisa de comportas internas para a época de manutenção e canais de microdrenagem”, afirma o prefeito, que busca recursos com o governo federal.

Conforme o meteorologista da Anhaguera/Uniderp, Natálio Abrão, o tempo chuvoso se espalha por Mato Grosso do Sul. Em Sete Quedas e Mundo Novo, a precipitação foi de 30 mm. Ponta Porã registrou nevoeiro e 10 mm de chuva.

Fonte: Aline dos Santos/Campo Grande News




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br