Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2014

CONHEÇA MAIS O RIO PARAIBUNA (SP) - 23 DE JUNHO É O DIA DA SUA NASCENTE

                                                                                                                    Foto: Eduardo Coelho
Rafting no Rio Paraibuna (Veja centenas de fotos)

RIO PARAIBUNA, FORMADOR DO RIO PARAÍBA DO SUL


Rio Paraibuna é um rio do estado de São Paulo, no Brasil. O rio, as áreas verdes próximas e seus afluentes são preservados pelo Parque Estadual da Serra do Mar, que faz parte da Mata Atlântica.
Muitas pessoas confundem-no com o rio homônimo que banha os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.


Nascente do rio Paraibuna, em Cunha, no interior de São Paulo; rio forma o Paraíba do Sul
Foto: Zanone FraissatFolhas Press (veja mais)

Nascente

Nasce no município de Cunha, no Bairro do Campo Alegre, perto da nascente com o rio Jacuí, bem próximo à divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
Existem duas propostas etimológicas para o nome do rio, ambas de origem tupi:
  • "grande rio de águas escuras" (Pará Y B'Una), através da junção dos termos pará (mar, grande rio), 'y (água, rio) e un(preto, escuro)1 
  • "grande rio ruim escuro", a partir da junção dos termos pará (mar, grande rio), aíb (ruim) e un (preto, escuro)2 .

Percurso

O Rio Paraibuna nasce no município de Cunha, no bairro do Campo Alegre e, então, segue em direção ao sudoeste, para o bairro que tem seu nome: (Paraibuna).
Um trecho do rio atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, entra no Núcleo Cunha-Indaiá, ainda na cidade de Cunha e sai no Núcleo Santa Virgínia.
Passa pelos municípios de São Luís do Paraitinga (próximo aos limites de Ubatuba) e Natividade da Serra, onde suas margens alargam-se bastante. No município de Paraibuna, que recebe seu nome, suas águas são aproveitadas para gerar energia elétrica.
Rio Paraibuna dentro do Parque Estadual da Serra do Mar · Núcleo Cunha-Indaiá

Uma dica para os aventureiros é fazer rafting nas águas limpas e agitadas do Rio Paraibuna Foto: Divulgação São Luiz do Paraitinga

Média-Rafting-no-Rio-Paraibuna (Rafting no Rio Paraibuna)

 Rafting no Rio Paraibuna - São Luiz do Paraitinga (Divulgação/CC/Wildtur)

Municípios banhados

Baixa-Trilha-do-Rio-Paraibuna-03. Município: Cunha Endereço: Estrada Municipal do Paraibuna, km 20 (Veja Parque Estadual Núcleo Cunha)


A Estrada do Monjolo exige do carro, mas a compensação é a Cachoeira do Pimenta (em Cunha) Divulgação.
Uma dica para os aventureiros é fazer rafting nas águas limpas e agitadas do Rio Paraibuna Foto: Divulgação São Luiz do Paraitinga
         

Natividade da Serra é um dos locais da região mais apropriado à praticar esportes aquáticos
e principalmente a pesca amadora. Locais para pescar em Natividade da Serra: - Represa de Paraibuna - Proximidades da Avenida da Balsa - Rio Paraitinga - Rio Paraibuna

FORMANDO O RIO PARAÍBA DO SUL


quase em Queluz

"Formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, fazendo um percurso total de 1.120Km, até a foz em Atafona, no Norte Fluminense. A bacia do rio Paraíba do Sul estende-se pelo território de três estados - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - e é considerada, em superfície, uma das três maiores bacias hidrográficas secundárias do Brasil, abrangendo uma área aproximada de 57.000km²."

Nesta foto, dos anos 50, podemos ver o rio Paraibuna em primeiro plano, no centro da foto o encontro com o rio Paraitinga, vindo de cima à direita, formando o rio Paraíba do Sul, que segue à esquerda, com a construção da barragem da hidrelétrica os rios Paraibuna e Paraitinga passaram a desaguar no lago por ela formado.
Atualmente as águas que saem da barragem, a montante da cidade, passaram a ser consideradas então como sendo o rio Paraíba do Sul.
Vista aérea de trecho do município de Paraibuna, no qual podem ser vistos a Rod. dos Tamoios, o Rio Paraibuna e parte do lago formado pelo seu represamento. (Fonte: http://www.fauser.com.br/)

No município de Paraibuna, as águas do Rio Paraibuna se funde com as do Rio Paraitinga para formar o Rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes da Região Sudeste do Brasil.
Rio Paraíba do Sul possui um outro afluente também denominado Rio Paraibuna, que banha os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que é confundido com este rio, o Paraibuna paulista.
O Rio Paraíba segue para a divisa de São Paulo com Rio de Janeiro. Na sequência, atravessa o Estado do Rio de Janeiro, onde deságua no Oceano Atlântico.
Represa em Paraibuna (SP)

VEJA MAIS:  

Área de Recuperação Parte da Nascente do Rio Paraibuna 

DADOS BÁSICOS:

Proprietário: Daniel Coehn
Propriedade: Sítio sem denominação Residência de Temporada• 
Área Total da Propriedade: 18,15 ha
Área Total Destinada a Recuperação: 1,81 ha 
Técnicas Previstas¹: Plantio total, Isolamento 
Data de Implantação²: Janeiro de 2009• Etapa: D3 
Nº de Manutenções Previstas³:  02 Etapa D; 2 Etapa E e 2 Etapa G.







Cachoeira do Paraibuna


CELEBRAÇÕES DO DIA DA NASCENTE DO RIO PARAIBUNA:


DIA DA NASCENTE DO RIO PARAIBUNA - 23 DE JUNHO - COMEMORAÇÕES EM CUNHA (SP)


Pesquisas Prof. Jarmuth Andrade - SOSRIOSBR/Prof. Lázaro Tadeu Ferreira da Silva - Coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br