Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2014

CONSÓRCIO DAS BACIAS PCJ DISCUTEM COM COMUNIDADES O PLANO DE RACIONAMENTO DE ÁGUA


Foto: Janaína Ribeiro/Especial a AAN
Trecho do Rio Atibaia em Sousas, responsável pelo abastecimento de 95% da população de Campinas: volume de apenas 39% da média histórica de junho

Municípios discutem plano de racionamento
iG Paulista - 11/06/2014 - Maria Teresa Costa |

Representantes dos municípios da região estarão reunidas nesta quarta-feira (11) em Campinas (SP) para discutir um plano de contingenciamento a ser adotado para enfrentar o possível agravamento da crise hídrica que atinge o Sistema Cantareira e as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

O encontro, organizado pelo Consórcio das Bacias PCJ, vai apresentar o plano de racionamento elaborado pela Sociedade de Abastecimento de Água (Sanasa) para ser colocado em prática quando a vazão do Rio Atibaia, que abastece 95% de Campinas, chegar a 4m3/s. Nesta terça-fira (10), o rio atingiu 6,9m3/s na área de captação da Sanasa.

Segundo o consórcio, a proposta do encontro é divulgar informações técnicas e utilizar o plano de Campinas para auxiliar as demais cidades das bacias PCJ na elaboração de seus próprios planos de contingência. Isso inclui busca de mananciais alternativos, cadastramento de usuários, emprego de águas de reúso, obras e serviços emergenciais como enrocamentos, ajustes nas captações, controle prioritário de vazamentos e perdas d’água.

Prioridade para hospitais

No plano de racionamento de Campinas, somente o Centro será poupado de um racionamento de água se a vazão do Rio Atibaia atingir níveis inferiores a 4m3/s. O que determina esse “privilégio” é a quantidade de hospitais existentes na região central — são sete, segundo o diretor técnico da empresa, Marco Antônio dos Santos.

Hospitais que estão fora do Centro, como Ouro Verde, Celso Pierro, Hospital de Clínicas terão abastecimento garantido, ou por rede própria ou por caminhões pipas. A prioridade de fornecimento de água será para abastecimento público e uso para animais, como define a lei. Isso significa que o plano de racionamento não irá adotar medidas para garantir, em uma situação extrema de crise hídrica, fornecimento ao setor industrial.


O plano de racionamento irá dividir a cidade em setores e, no primeiro estágio, haverá corte no fornecimento por 4 horas uma vez por semana sendo ampliado de acordo com a redução da vazão do rio. No último estágio, a empresa cortará água para toda a cidade, todos os dias, das 6h a meia-noite.

Situação do Cantareira

Sem chuvas há mais de 10 dias nas represas e nascentes, o nível de armazenamento de água no Sistema Cantareira continua caindo e nesta terça-feira operou em 23,48% da capacidade. O Rio Atibaia também sofreu queda de vazão, para 6,9m3/s, volume que representa apenas 39,3% da média histórica de junho.

Não há previsão de chuvas até sábado, segundo a Sala de Situação dos Comitês PCJ. O nível atual do Sistema Cantareira considera o volume que está sendo retirado abaixo dos túneis que interligam os reservatórios, o chamado volume morto.

Retirada com bomba

O bombeamento dessa água começou há duas semanas na represa Jacareí, em Joanópolis, transformando uma água, que naturalmente não entra nos túneis de interligação dos reservatórios, em volume útil e, com isso, aumentou a capacidade operacional do sistema Não há consenso, ainda, sobre quando essa nova água irá acabar.


Segundo as estimativas dos gestores do Cantareira, o volume morto é uma reserva técnica que soma cerca de 481 bilhões de litros. Estão sendo retirados inicialmente 183 bilhões, sendo que 105 bilhões estão saindo do reservatório Jaguari-Jacareí e outros 78 bilhões, a partir de agosto, na represa Atibainha, em Nazaré Paulista. - iG Paulista - 11/06/2014

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br