Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2014

INVESTIGAÇÃO DO VAZAMENTO DE ÓLEO NO NAUFRÁGIO DE EMBARCAÇÃO NO RIO TAPAJÓS

Embarcação naufraga e Capitania dos Portos investiga vazamento de óleo

Embarcação naufragou entre as praias Maria José e Pajuçara, na quinta (12).
Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez sobrevoo na área.


A Capitania dos Portos de Santarém, oeste do Pará, está investigando as causas do naufrágio de uma embarcação no final da tarde de quinta-feira (12), no Rio Tapajós. O acidente ocorreu entre as praias Pajuçara e Maria José. Por se tratar de uma balsa que transportava combustível, os militares investigam se houve vazamento.
De acordo com o comandante da Capitania em Santarém, Robson Oberdan, as informação apuradas são de que havia aproximadamente 500 litros de combustível na balsa. "Relativamente, 500 litros de óleo é pouco, a balsa é um poço de combustível flutuante, então ela vinha sem combustível, vinha praticamente só com o combustível próprio. Se estivesse abastecida, teria muito mais", explica.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) fez um sobrevoo no local na manhã desta sexta-feira (13), mas também nao identificou vazamento. "Quando tem vazamento, nós vemos logo, é visível, mas ainda que não seja um vazamento considerável, nós estamos em alerta", completa o comandante da Capitania.
A Capitania dos Portos aguarda o proprietário da embarcação apresentar o Plano de Resgate da balsa. "A Marinha continua acompanhando. Eles têm que apresentar o plano da embarcação e aí nós verificamos se está tudo dentro dos parâmetros necessários, liberamos e acompanhamos esse resgate".
Um inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente. Segundo o comandante, uma equipe de militares está acompanhando o local para identificar sinais de vazamento. "Nossa equipe já foi duas vezes lá. Se houver poluição ambiental, a Marinha lavra um auto de infração", conclui Oberdan.
No momento do naufrágio, havia três tripulantes na embarcação, mas, segundo a Capitania, todos sobreviveram e estão sem ferimentos.  Fonte G1 SANTARÉM

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br