Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2014

CHEIA HISTÓRICA DE 2014 AINDA CAUSAM PROBLEMAS NOS RIOS DA AMAZONIA

 


 
 
Imagem aérea da BR-364, que liga Rondônia e Acre, tomada pelas águas do rio Madeira na cheia de 2014. Foto: Marcos Freire/Agência Rondônia
Imagem aérea da BR-364, que liga Rondônia e Acre, tomada pelas águas do rio Madeira na cheia de 2014. Foto: Marcos Freire/Agência Rondônia

Rios da Amazônia ainda sofrem reflexo da cheia histórica de 2014

Somente os rios Javari e Purus estão com níveis semelhantes aos registrados no mesmo período do ano passado

 

MANAUS – Os rios da Amazônia Ocidental monitorados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) continuam em vazante. As bacias do Javari e do Purus já apresentam pico de vazante. Já as bacias do Negro, Solimões, Amazonas e Madeira, também em vazante, apresentam níveis acima do registrado no mesmo período do ano passado. E em Roraima, o rio Branco continua enchendo, mas ainda está com níveis abaixo do normal para o período. As informações são do boletim hidrológico divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (15).

Em Manaus, o rio Negro tem descido à média de 5,4 centímetros (cm) por dia desde 1o de agosto. Na última terça-feira (12), o rio chegou a baixar 10 cm. Ainda assim, ele está 1,22 metros acima do registrado no mesmo período do ano passado medindo 28,31 metros.

O rio Madeira enfrentou a maior enchente da história este ano. Atualmente, o rio está em vazante e com a cota em 14,55 metros. Segundo o boletim do CPRM, ainda está alta. Mas o comportamento ainda seria reflexo dos altos níveis alcançados durante a cheia de 2014.

Mapa da situação dos rios registrado em 15 de agosto de 2014. Imagem: Divulgação/CPRM
Mapa da situação dos rios registrado em 15 de agosto de 2014. Imagem: Divulgação/CPRM

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br