Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2014

GOVERNO FEDERAL DEBATE O PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA CONSERVAÇÃO DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS


Plano nacional para proteger os 


quelônios amazônicos

A excessiva exploração dos estoques naturais de quelônios (tartarugas) na região Amazônica pode levar as diferentes espécies do animal ao risco de extinção. Para evitar que isso aconteça, o governo federal colocou em debate o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Quelônios Amazônicos, reunindo pesquisadores e representantes de ONGs e de órgãos ambientais das três esferas de governo, durante toda esta semana (de 18 a 22/8), em Brasília.
A preocupação de pesquisadores e técnicos deve-se ao fato de as espécies de tartarugas estarem quase ameaçadas de extinção, segundo a coordenadora do RAN, Vera Lúcia Ferreira Luz. Ela explica que o objetivo da oficina é discutir as ameaças e os caminhos para a conservação dos quelônios da Amazônia: “Precisamos trabalhar estratégias e ações que minimizem as ameaças às populações dessas espécies e fortaleçam o processo de gestão”, observa Vera.
Na abertura do evento, o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, disse que os quelônios, historicamente, são espécies que vivem sob risco, “e reverter o desequilíbrio provocado pelo homem depende da ação humana”. Por isso mesmo, Cavalcanti considera importante envolver na discussão os demais países amazônicos.
Oficina - Organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a oficina reúne 66 representantes de universidades da região Norte e de Goiás. Participam, também, técnicos de diversos institutos de pesquisa, Embrapa Cenargen, Funai, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), organizações não governamentais (ONGs), executores do Projeto Quelônios, gestores de Unidades de Conservação do ICMBio e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN).
Espécies brasileiras – Atualmente, existem no Brasil 36 espécies de quelônios, sendo 29 de água doce, cinco marinhas e duas terrestres. Desse total, 17 vivem na Amazônia. Para o presidente do Ibama, Volney Zanardi, ainda há tempo de se evitar um problema maior, “adotando-se um processo de manejo integrado, desenvolvendo um olhar de gestão e aplicando os conhecimentos já adquiridos num plano de médio prazo”. (Fonte: MMA)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br