Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2014

LENTE SOLAR CAPAZ DE FILTRAR ÁGUA COM LUZ SOLAR É CRIADA POR ESTUDANTE DE ENGENHARIA

 Deshawn Henry, estudante de Engenharia Civil da Universidade de Buffalo, criou uma lente solar capaz de filtrar a água.



Estudante cria sistema capaz de 


purificar a água com a luz do Sol

A água pode parecer um recurso natural abundante. Mas, além de estar cada vez mais escassa, há lugares no mundo que ainda não têm água filtrada. Pensando nisso, Deshawn Henry, estudante de Engenharia Civil da Universidade de Buffalo, criou uma lente solar capaz de filtrar a água. O sistema de baixo custo tem potencial para ajudar as comunidades mais carentes.
Para criar a lente, Henry usou materiais baratos de uma loja de hardware. O resultado foi um equipamento capaz de filtrar 99,9% das impurezas de um litro de água em cerca de uma hora.
A ideia de Henry tem potencial para ajudar a população de países menos desenvolvidos, pois os tratamentos de água são caros. Mais de um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água limpa. Isso leva à morte de uma criança com menos de 5 anos a cada minuto no mundo.
A lente aumenta a luz solar e aquece um litro de água a uma temperatura suficiente para filtrá-la. À medida que o Sol muda de posição no céu, o recipiente de água precisa ser ajustado a fim de ficar no ponto focal da lente. O processo de aquecimento elimina os agentes patogênicos presentes na água, deixando-a limpa e potável.
James Jensen, professor que supervisionou o projeto, disse em nota que o trabalho permite que uma família em região ensolarada possa tratar a água sem ter que gastar energia ou depender de tecnologias importadas. Mas como filtrar um litro de água por hora não é suficiente para atender a demanda de uma família de cinco pessoas, o estudante planeja aprimorar e criar uma lente maior, que conseguirá limpar uma quantidade maior de água. (Fonte: Info Online)
VEJA TAMBÉM:
O designer industrial Jonathan Liow criou a Solarball, uma estrutura parecida com uma bola, que é capaz de purificar até três litros de água por dia. A matéria-prima necessária para esse processo de limpeza é apenas o calor do sol.
A água suja, colocada dentro do recipiente evapora e flui para uma câmara de coleta, enquanto todas as impurezas ficam presas em outro compartimento. Ele é simples, elegante e nos lembra que nem todas as pessoas têm acesso a água potável. LEIA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br