Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2014

NO SISTEMA DO ALTO TIETÊ O NÍVEL DA ÁGUA SE APROXIMA DA MÍNIMA HISTÓRICA

Nível de água do Alto Tietê se aproxima da mínima histórica

18/08/2014
 
O nível de água no sistema Alto Tietê caiu para 17,9% nesta segunda-feira, se aproximando da mínima histórica registrada em 16 de dezembro de 2003, de 16,4%. Em 12 de março, a Sabesp passou a abastecer 3 milhões de clientes, antes abastecidos pelo Cantareira, com água do sistema Alto Tietê e Guarapiranga. Na ocasião, os sistemas registravam 38,5% e 72,8% de sua capacidade máxima, respectivamente, segundo dados da companhia.

Atualmente, o Alto Tietê atende 4,5 milhões de pessoas e produz 14,5 mil litros de água por segundo. A Sabesp afirmou, recentemente, que o manancial opera dentro das expectativas.

Na última semana houve avanço no índice pluviométrico, registrando maior quantidade de chuva caída. Com isso, a pluviometria acumulada no mês, de 25,6 milímetros, se aproxima da média mensal de 38,4 milímetros. Há um ano, o nível de água no sistema estava em 61%.

A Sabesp cogita a possibilidade de retirar 25 bilhões de litros das reservas de duas das cinco represas que formam o Alto Tietê, 10 bilhões de litros do volume morto da represa Bitiriba-Mirim, em agosto, e 15 bilhões de litros da reserva da represa de Jundiaí, “se houver necessidade”, conforme afirmou em nota.

No Cantareira, a precipitação também aumentou na última semana, mas não o suficiente para elevar o nível de água armazenada no manancial, que caiu para 12,9% de sua capacidade máxima nesta segunda-feira, igual ao registrado em 7 de abril deste ano; três meses depois, em julho, o volume útil de Canteira secou e a companhia utiliza, desde então, somente água da reserva técnica do sistema.

Na terça-feira, a companhia recebeu autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo para iniciar as obras para captar mais água da reserva técnica do Cantareira. A data para início de utilização do recurso e quantidade, no entanto, ainda não foram acertados.

A pluviometria acumulada no mês em Cantareira está em 19,2 milímetros. A média para agosto é de 36,9 mm. Em 18 de agosto de 2013, o nível do sistema Cantareira estava em 50,1%.

No sistema Guarapiranga o volume de água armazenada voltou a cair e hoje está em 61%. Há um ano, o volume armazenado era de 87,5%. No Alto Cotia, o nível de água está em 40,3% ante 96,4% no mesmo dia do ano passado.



Agência CMA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br