Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2014

MORADORES DE PRATÁPOLIS (MG) ESTÃOS INTRIGADOS COM ESPUMAS NO RIO SANTANA


Espuma no Rio Santana intriga moradores de Pratápolis, MG (Foto: Reprodução EPTV)

02/10/2014 

Espuma no Rio Santana intriga moradores de Pratápolis, MG

Fotos com a substância foram divulgadas na web e geraram indignação.
Água do rio é captada para abastecer São Sebastião do Paraíso, MG.

Do G1 Sul de Minas
Uma grande quantidade de espuma que se formou no Rio Santana tem intrigado moradores de Pratápolis (MG). Eles têm reclamado que a substância provoca mau cheiro e que costuma cobrir o rio toda vez que chove.
As fotos da espuma, tiradas em um ponto onde existem duas cachoeiras, foram colocadas nas redes sociais. Moradores ficaram indignados com a possibilidade de contaminação do rio. Atualmente, o volume de espuma diminuiu, mas ainda é possível enxergar uma camada branca na superfície.
Além de Pratápolis, o Rio Santana passa por São Sebastião do Paraíso (MG), onde segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), é captada água para abastecer a cidade. O secretário de Infraestrutura de Pratápolis, Reagildo Reis, esteve no local depois de ver as fotos na internet. Ele informou que não recebeu nenhuma denúncia dos moradores e afirma que, sem a presença da espuma, não é possível fazer a análise da água.
Espuma no Rio Santana intriga moradores de Pratápolis, MG (Foto: Reprodução EPTV)Espuma no Rio Santana intriga moradores de Pratápolis, MG (Foto: Reprodução EPTV)
“O Meio ambiente informou que isso pode estar ocorrendo devido ao acúmulo de matéria orgânica. Devido à chuva da última semana e o nível do rio, que está bem abaixo, teve alto acúmulo de matéria orgânica. No momento não dá para fazer a análise porque não tem mais espuma, mas se acontecer de novo e nos avisarem no momento exato, poderemos coletar o material para ver a procedência real do que está acontecendo”, afirma.
A Copasa informou que o ponto onde é feita a captação para São Sebastião do Paraíso não recebe resíduos de nenhuma cidade e que a água captada no Rio Santana passa por um rigoroso processo de tratamento. G1 SUL DE MINAS 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br