Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2014

O QUE ESTÃO FAZENDO COM NOSSOS RIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

                              Rio Araguaia - http://www.caliandradocerrado.com.br/
Enviado em 03/10/2014 

A nascente do velho Chico secou, o Rio Araguaia assoreou, o Rio Meia Ponte chorou. Onde estão as políticas públicas para o meio ambiente?

DIÁRIO DA MANHÃ
GIOVANI RIBEIRO ALVES

“Os bichos estão invadindo a casa da gente, porque a gente invadiu a casa dos bichos” 
Infelizmente, o horário político gratuito na televisão e no rádio acabou, mais uma vez, salvo as raras exceções, o que ouvimos não passou dos tradicionais blá-blá-blá, onde inúmeros candidatos totalmente despreparados e desqualificados, falaram-nos de propostas absurdas, mirabolantes e inconstitucionais, esquecendo de abordar questões cruciais, tais como: Educação, saúde, segurança pública, trânsito urbano, mobilidade urbana, falta de água e de energia, transporte coletivo, preservação e despoluição das nascentes, córregos e rios (como  por exemplo, a poluição do Rio Meia Ponte e o assoreamento do Rio Araguaia) e demais questões ligadas ao meio ambiente.
Será que as futuras gerações terão o privilegio de usufruir da chuva? Lamentavelmente, a cada ano que passa, as chuvas estão diminuindo, e, diferentemente dos anos anteriores, as chuvas que tem caído atualmente, tem trazido fortes ventanias e grandes temporais, causando estragos e muitos danos á população. A escassez das chuvas, também tem nos acarretado sérias consequências, tais como: a falta de água em muitos lugares, como é o caso de São Paulo, do Nordeste, de muitas outras Cidades, e até mesmo em Goiânia, e em algumas cidades do interior, cujos moradores já estão padecendo com a falta de água; Além do mais, a falta  das chuvas, tem feito com que, os rios sequem, as pastagens diminuem, as queimadas se acentuem e a fauna também, sofra os danos, devido as longas estiagens.
Recentemente, todos nós ficamos estarrecidos, com a notícia veiculada em todos os meios de comunicações, onde tomamos conhecimento de que, a nascente do “Velho Chico” havia secado. Além da falta de consciência ecológica por parte da população, faltam políticas públicas destinadas ao meio ambiente, constante omissões dos nossos governantes e parlamentares, com as questões que tangem ao meio ambiente. Há muitos anos, o Rio São Francisco vem sofrendo todos os tipos de agressões, tais como: Assoreamentos, poluições devido o lançamento de lixo, de esgoto e de agrotóxicos que, são lançados diariamente em suas águas. Ressaltamos ainda, o nefasto projeto de transposição do Rio São Francisco, realizado no Governo Lula, onde milhões de reais foram investidos em vão, pois o tal projeto fracassou, as obras estão paralisadas, mostrando assim, mais uma vez, o desrespeito dos nossos governantes para com o dinheiro público e para com o meio ambiente. O Rio São Francisco, também conhecido como “Velho Chico” e “Rio da Integração Nacional”, nos tempos em que rio possuía um grande volume de água, milhares de turistas eram atraídos ao Rio, pelas belezas das suas praias e pelos passeios que eram feitos no São Francisco, nos luxuosos barcos a vapor, além dos barcos com suas exuberantes “carrancas”. Hoje, infelizmente, o Rio São Francisco apresenta-nos uma triste realidade
Em Goiás, a situação não é diferente, infelizmente, os prognósticos dos ambientalistas sobre os Rios goianos são entristecedores. O Rio Araguaia, por exemplo, tem sofrido com os assoreamentos, que tem atingido grande parte das suas encostas e barrancos. O Rio Araguaia é um dos rios mais importantes do Centro-Oeste e da Região Norte do Brasil, abriga em suas águas, uma quantidade enorme de peixes e outros diversos seres aquáticos, possuindo também uma rica flora e uma exuberante fauna. O turismo também é outro destaque do Rio Araguaia, pois todos os anos, milhares de pessoas vão ao Araguaia para desfrutar suas belas praias.
O esquecido Rio Meia Ponte, vai chorando também, “as lágrimas fétidas do excremento humano”, um Rio que deveria ser um cartão postal de Goiânia e de algumas cidades do interior, vai morrendo pela poluição das suas águas, pelos assoreamentos, pela depredação da sua nascente, e pelo descaso político. O Rio São Francisco, o Rio Tietê, o Rio Araguaia, o Rio Meia Ponte, e tantos outros Rios, seguem os seus cursos esperando dos nossos representantes, ações concretas de pequeno, médio e longo prazo, a fim de que os nossos rios não se transformem totalmente em verdadeiras fossas. Onde estão as políticas públicas para o meio ambiente?
(Giovani Ribeiro Alves, filósofo, professor de Filosofia na Rede Pública Estadual, em Goiânia, escritor e articulista do Diário da Manhã)
Fonte: http://www.dm.com.br/texto/192904-a-nascente-do-velho-chico-secou-o-rio-araguaia-assoreou-o-rio-meia-ponte-chorou-onde-estao-as-politicas-publicas-para-o-meio-ambiente

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br