Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2014

RIO PIRACICABA É TOMADO DE UMA MARGEM À OUTRA POR UM "TAPETE VERDE"


Rio Piracicaba nesta sexta-feira (3) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Trecho do Rio Piracicaba é coberto por 'tapete verde' de uma margem à outra (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
03/10/2014

'Tapete verde' cobre trecho do Rio Piracicaba de uma margem à outra

Vegetação cobriu o manancial em trecho de ponte do antigo anel viário.
Vazão de sexta é de 15 mil litros de água por segundo, abaixo da média.

Com o período de estiagem e as baixas vazões que têm favorecido o desenvolvimento de vegetação em algumas partes do Rio Piracicaba, um "jardim" se formou sobre a pouca água do manancial no trecho da ponte do antigo anel viário que liga as rodovias Deputado Laércio Corte (SP-147) e Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba (SP). O "tapete verde" que se formou no local tem aproximadamente 150 metros de comprimento e cobre o rio de uma margem à outra.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio da assessoria de imprensa, informou que esse tipo de vegetação é muito comum em rios quando estão com baixa vazão. Os técnicos da agência de Piracicaba farão uma fiscalização no local nos próximos dias, para verificar se há alguma anormalidade.
Rio Piracicaba nesta sexta-feira (3) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Homem observa o rio coberto por 'jardim' na
manhã desta sexta (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
A vazão do Piracicaba nesta sexta-feira (3) variou entre 14 e 15 mil litros de água por segundo das 8h até 16h30. A profundidade média ao longo do período também ficou entre 0,8 e 0,9 metro, de acordo com o sistema de telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Embora representem uma elevação em relação aos recentes recordes de baixa, os números desta sexta-feira são bem inferiores às médias históricas para o mês de outubro, que são de vazão de 75,2 mil litros por segundo e profundidade de 1,60 metro, conforme o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee).
Menor vazão em 30 anos
No dia 16 de setembro, o Rio Piracicaba teve recorde de menor vazão em 30 anos. O recorde anterior havia sido estabelecido 37 dias antes, segundo o Daee. No trecho da Rua do Porto, próximo à área central de Piracicaba, a vazão chegou a 9,45 mil litros por segundo, e a profundidade era de 76 centímetros, às 10h50, no último dia 16. Na seca, as pedras do rio ficaram expostas e foram cobertas por vegetação.
Rio Piracicaba nesta segunda-feira (29)  (Foto: Eduardo Marins/EPTV)Rio Piracicaba na manhã da última
segunda (Foto: Eduardo Marins/EPTV)
Melhora após chuvas
Nos últimos dias, os níveis do Piracicaba já foram maiores que os desta sexta-feira. As chuvas do final de setembro elevaram a vazão para 85 mil litros de água por segundo e a profundidade chegou a 1,77 metro no sábado (27).
Os números registrados no final do mês passado ultrapassaram até o índice médio para setembro, que é de 68 mil litros por segundo e 1,47 metro.
saiba mais

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br